Cabanagem, revolução amazônica (1835-1840)

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco publica o livro Cabanagem: revolução amazônica: 1835-1840, do historiador José Alves de Souza Junior (UFPA). “Durante muito tempo a Cabanagem, ocorrida entre 1835 e 1840, na antiga província do Grã-Pará (abrangia os atuais estados do Maranhão, Piauí, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima), foi explicada pelos historiadores de forma muito breve, e quase sempre como uma das muitas “revoltas regenciais” que aconteceram por todo o Brasil durante o Período Regencial (1831-1840). O rótulo, no entanto, acaba escondendo particularidades fundamentais dessa revolta: a sua profunda e singular relação com a região amazônica. Essa visão, felizmente, tem sido revisada nos últimos anos por uma série de novas pesquisas sobre a região amazônica no período regencial.

No livro, Junior explica que a Cabanagem foi a maior revolta popular da história do Brasil e que ‘constituiu-se em um momento privilegiado de uma longa tradição de resistência desenvolvida pela massa de despossuídos pela colonização, formada por indígenas, negros, mestiços e homens brancos pobres’. Segundo ainda o historiador, a insurreição apresentou alto nível de organização, com o emprego de táticas de guerrilha que permitiram aos revoltosos fazer frente a superioridade militar do inimigo.”

Esta obra é o terceiro título da coleção Rebeliões Populares, uma iniciativa da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. Iniciada em 2019 com a publicação de Malês 1835: Negra utopia, dedicado ao levante baiano, ganhou no ano seguinte seu segundo volume, 1910: A revolta dos Dragões Negros, em que é abordada a Revolta da Chibata. Nos próximos volumes, serão abordadas lutas e resistências como a Revolta dos Malês, Balaiada, Quilombo dos Palmares, Guerra do Contestado, Canudos e muitas outras.

O livro está disponível gratuito para download em formato PDF e MOBI. Clique aqui para acessá-lo.

Fonte: página eletrônica do Café História e da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco

Ficha técnica
Título: Cabanagem: revolução amazônica: 1835-1840
Autor: José Alves de Souza Junior
Editora: Fundação Lauro Campos e Marielle Franco
Ano da publicação: 2022
Páginas: 136
Preço: gratuito

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário