Discurso crítico e modernidade

Quatro eixos integraram a obra que, de forma intensa e por mais de 40 anos, Bolívar Echeverría Andrade (Equador, 1944-México, 2010) levou a cabo com sentido crítico e contribuições inovadoras: i) o estudo do marxismo, em especial a obra de Marx, compreendendo-a como o “‘momento teórico’ da realidade prática que era a revolução comunista”; ii) as diversas modernidades que tiveram sua trajetória concreta desde o século XVI até hoje, através do desenvolvimento global do modo de produção capitalista; iii) a caracterização do capitalismo; e iv) as questões da mestiçagem cultural e do ethos barroco.
Cada um desses eixos foi abordado por Bolívar Echeverría de modo consciente e consequente, tendo sido expostos aos seus estudantes na UNAM através de centenas de seminários e conferências. Tais atividades animaram estudantes e militantes em diferentes momentos, orientando vários trabalhos e ações a seguirem seus caminhos.

Frente ao enorme valor das contribuições e da proposta teórico-política de Bolívar Echeverría, a Ediciones desde abajo publicou Discurso crítico y modernidad: ensayos escojidos, coletânea póstuma que reúne 15 ensaios substanciais da obra desse importante representante do pensamento crítico latino-americano. Para mais elementos sobre a trajetória de Bolívar Echeverría, com acesso a muitas de suas obras, ensaios, entrevistas, entre outros materiais, confira a página mantida pela UNAM sobre o intelectual equatoriano: Bolívar Echeverría: discurso crítico y filosofía de la cultura

Fontes da informação: site da editora Desde Abajo

Discurso critico y modernidad

Ficha técnica
Título: Discurso crítico y modernidad. Ensayos escogidos
Autor: Bolívar Echeverría
Editora: Ediciones desde abajo
Ano da publicação: 2011
Páginas: 352
Preço: $ 35.000 pesos colombianos

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário