Os prismas de Gramsci

Originalmente lançado em 2005, Os prismas de Gramsci, em nova edição, revisada, com sua análise da elaboração da política de frente única, não só permanece atual como se torna uma obra necessária nestes tempos em que as forças retrógradas parecem ter voltado a dar o tom na política.

Ao tratar da ação política e do pensamento de Antonio Gramsci (1891-1937) desde a experiência dos conselhos de fábrica (1919-1920) até o momento da detenção do pensador marxista pela polícia do fascismo, em 1926, Marcos Del Roio aborda um período pouco estudado na trajetória gramsciana. Enquanto a maior parte dos autores se debruça sobre o período carcerário (1926-1937), com certa tendência a abstrair a história concreta, o texto de Del Roio, essencialmente histórico-político, traz à tona a figura do jovem líder de um partido revolucionário às voltas com as formulações da Internacional Comunista.

O livro mostra como Gramsci desenvolve a fórmula política da frente única como uma estratégia revolucionária de fôlego, algo que não foi alcançado por nenhum outro grupo político ou teórico no contexto da Internacional Comunista. Gramsci concebe na prática teórica um caminho de unificação das classes trabalhadoras, sua elevação intelectual e moral, a configuração de uma visão de mundo antagônica à da burguesia, a constituição de uma nova sociabilidade.

Fonte: site da editora Boitempo

Os prismas de Gramsci

Ficha técnica
Título: Os prismas de Gramsci: a fórmula política da frente única (1919-1926)
Autor: Marcos del Roio
Editora: Boitempo
Ano da publicação: 2019 [2005]
Páginas: 256
Preço: R$ 63,00

Esse post foi publicado em Livros, Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s