Economia política para trabalhadores

Economia política para trabalhadores, de Sofia Manzano, “agora republicado em nova edição pelo Instituto Caio Padro (ICP), oferece aos leitores e leitoras uma qualificada introdução ao estudo da crítica da economia política desenvolvida por Marx (e também por Engels) especialmente ao longo da segunda metade do século XIX. Livro que, mesmo tendo seu eixo voltado para uma primeira intelecção desta complexa problemática, oferece um conjunto amplo de algumas das principais formulações presentes em O capital, obra que se constituiu na mais monumental dentre todas as críticas que até hoje foram feitas ao capitalismo (e de modo ainda mais abrangente, ao sistema do capital). As questões do trabalho, valor, dinheiro, capital, lucro, mais valia, propriedade privada, meios de produção, concentração/centralização do capital, estes e outros elementos analíticos fundamentais da crítica marxiana aparecem nos cinco capítulos de Economia política para trabalhadores.

A crise, os limites do estado, a questão dos mercados (de terra, de trabalho e de capitais), do endividamento público (traço este central de todas as sociedades destrutivas de nosso tempo que são comandadas pela hegemonia financeira) são apresentadas de modo a compor uma totalidade ampla e explicativa das engrenagens do sistema que comanda a ordem societal vigente, bem como seus estados, suas políticas e suas ações. E que, por isso, tem que ser derrotada em sua totalidade, e não através de medidas parciais e em ultima instância subordinadas à sua lógica.

Não foi por outro motivo que, no Manifesto de lançamento da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), em 1864, Marx defendeu a necessidade de uma Economia Política dos Trabalhadores para derrogar a economia política dos proprietários.

E o livro de Sofia Manzano oferece elementos para se entender tanto a economia política do capital como para se visualizar um outro modo de vida capaz de construir uma economia política do trabalho.” (Ricardo Antunes, orelha do livro)

A imagem pode conter: 10 pessoas

Ficha técnica
Título: Economia política para trabalhadores
Autora: Sofia Manzano
Editora: Instituto Caio Prado Jr.
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 300
Preço: R$ 30,00

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s