Margem Esquerda 32

O Brasil vive o governo mais obscurantista, regressivo, autoritário, antipopular e antinacional desde a ditadura militar implantada em 1964, na qual se inspira. A Margem Esquerda n.32 avalia esse curto momento de crises, contradições e tensões acirradas. O dossiê publicado, sob coordenação do especialista em direito político e econômico Luiz Felipe Osório, dissipa as incertezas que turvam o olhar imediato do contexto nacional, evidenciando o cerne da conjuntura brasileira, fundamentalmente imersa na dinâmica internacional. O dossiê traz artigos de Alysson Mascaro, Leda Paulani, Celso Amorim e João Quartim de Moraes.

A revista traz ainda uma entrevista com a economista portuguesa naturalizada brasileira Maria da Conceição Tavares. Em longa conversa com Luiz Felipe Osório e Maurício Metri, ela fala de sua trajetória, das parcerias intelectuais, das suas leituras e de como, apesar do atual cenário, continua apostando na democracia e no socialismo.

Em diálogo com o dossiê, os artigos dos cientistas políticos marxistas Joachim Hirsch e Victor Wallis situam em perspectiva global e histórica a assim chamada crise atual da democracia, colocando em xeque as reações liberais à ascensão do populismo de direita na atualidade, ao passo que o filósofo do direito Carlos Rivera-Lugo se dedica a mapear as diversas manifestações do fenômeno na difícil conjuntura latino-americana. A seção de artigos traz ainda uma extensa contribuição da socióloga estadunidense Patricia Hill Collins, que reflete, em diálogo com a filósofa brasileira Sueli Carneiro, sobre a relação entre conhecimento e empoderamento no feminismo negro; um tocante ensaio do sociólogo Fabio Mascaro Querido sobre as trajetórias cruzadas de dois grandes intelectuais de nosso tempo – Michael Löwy e Roberto Schwarz; e um inspirado relato do sociólogo britânico Michael Burawoy – amigo e executor literário de Erik Olin Wright –, sobre o legado desse importante marxista norte-americano recentemente falecido.

O sumário completo da revista está disponível no site da editora Boitempo.

Margem Esquerda n°32

Ficha técnica
Título: Margem Esquerda
Autoras/es: Diversas/os
Editora: Boitempo
Ano da publicação: 2019
Páginas: 160
Preço: R$ 30,00

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s