Lukács e os problemas do marxismo do século 20

“Chega finalmente ao Brasil uma versão em português da obra de Guido Oldrini György Lukács e os problemas do marxismo do século 20. Evento de significativa importância, pois o acesso a esta obra certamente trará aos estudiosos do pensamento filosófico novos insumos ao entendimento do Lukács, de sua trajetória intelectual desde o jovem ao Lukács maduro e de sua decisiva contribuição ao conhecimento sobre o complexo universal do ser e sobre o ser social em particular. Trajetória que instaura a apreensão do Lukács especialmente em matéria de Ética, de Estética e de Ontologia, resultando na criação de uma Ontologia histórico-dialética cujo caráter objetivo e materialista explicita os traços categoriais do gênero humano, seus fundamentos e suas relações no desenvolvimento histórico a partir do ser enquanto ser.

O conjunto das formulações contidas na obra, como afirma o próprio Oldrini, privilegia mais precisamente a retratação da “história do pensador e não do homem”, ainda que um leitor atento divise no percurso de sua exposição que os momentos decisivos relacionados à atividade cultural de Lukács encontram-se tão intimamente articulados
ao contexto histórico no qual se processou sua trajetória de vida e de intelectual, que o homem, suas escolhas e decisões revelam-se em tal processo em meio à dinâmica particular do mundo centro-europeu que marcaram o século 20 com seus conflitos, lutas e tentativas experimentais por uma nova socialidade. Por que não dizer também, marcado por tragédias humanas entre guerras e ideais irracionalistas, estas últimas confrontadas com as prerrogativas materialistas com as quais se deparou Lukács em dado contexto e consolidou o seu caminho em direção ao marxismo.

A obra é fruto de uma longa pesquisa de Oldrini por mais de dez anos, o que mostra a importância conferida por ele a Lukács como intelectual, sendo acompanhada de debates em eventos diversos mediante produções e publicações de textos que resultaram, a meu ver, no mais significativo livro sobre a trajetória de Lukács em direção aos fundamentos de uma Estética seguida de uma Ontologia histórico-dialética marxiana como proposição para a formulação de uma Ética materialista.” (Gilmaisa Costa, apresentação do livro)

A obra, na íntegra, encontra-se disponível gratuitamente no site da editora Coletivo Veredas. Clique aqui e boa leitura!

Ficha técnica
Título: György Lukács e os problemas do marxismo do século 20
Autor: Guido Oldrini
Tradutora: Mariana Andrade
Editora: Coletivo Veredas
Ano da publicação: 2017
Páginas: 517
Preço: R$ 35,00

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s