O futuro da filosofia da práxis

A editora Expressão Popular lança uma nova edição do livro O futuro da filosofia da práxis, de Leandro Konder, publicado originalmente em 1992 pela Paz e Terra. Neste livro, Konder traça, com sua habitual prosa clara e direta, reflexões em torno da teoria social desenvolvida por Karl Marx por conta da crise do socialismo e a derrocada da URSS, em torno dos anos 1980. Mantendo seu compromisso de ser um intelectual dentro do movimento comunista, Konder reafirma a importância do legado teórico do revolucionário alemão não como um dogma a ser seguido cegamente, mas de forma criativa. Para tal, ele leva em consideração as transformações pelas quais o capitalismo passou ao longo do século XX e as diferentes interpretações que esta teoria ganhou nos diferentes momentos da luta dos trabalhadores.

Ele reconstitui, por exemplo, a origem dos termos marxismo e marxismo-leninismo, sempre estabelecendo relações com os contextos históricos, com as perspectivas das organizações políticas que os estabeleceram, bem como sua aproximação ou distanciamento com o pensamento de Karl Marx. O autor coloca a própria vida e obra de Marx em análise, procurando demonstrar como ambas são determinadas pela consciência social de sua época; exercício este que tem como pano de fundo os princípios do método de análise materialista dialético. Nesse sentido, Konder também reafirma a concepção defendida por Antonio Gramsci de que este pensamento constitui uma filosofia da práxis, baseando-se na proposta do próprio Marx de que: “Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo de diferentes maneiras; trata-se, entretanto, de transformá-lo”. Assim, a práxis não é apenas um simples sinônimo de prática, mas uma atividade que tem estreita relação com a teoria.

Para Marx, era preciso superar duas unilateralidades opostas (a do materialismo e a do idealismo) e pensar simultaneamente a atividade e a corporeidade do sujeito, reconhecendo-lhe todo o poder material de intervir no mundo. Nessa intervenção consistia a práxis, a atividade “revolucionária”, “subversiva”, questionadora e inovadora, ou ainda, numa expressão extremamente sugestiva, “crítico-prática”.

Fonte: site da editora Expressão Popular

futuro-da-filosofia-da-praxis

Ficha técnica
Título: O futuro da filosofia da práxis
Autor: Leandro Konder
Editora: Expressão Popular
Ano da publicação: 2018
Páginas: 148
Preço: R$ 25,00

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s