100 anos depois: a Revolução Russa de 1917

“Os dez ensaios – criativos, instigantes e polêmicos – reunidos neste livro não constituem um volume de ocasião, celebratório do centenário da mais relevante revolução do século XX. 100 anos depois: a Revolução Russa de 1917 não é uma tradicional coletânea em que doutos professores, encastelados na academia, louvam ou demonizam um evento extraordinário.

Este livro não serve à louvação fácil nem à demonização interessada. É um notável esforço de compreensão: aqui, toma-se a revolução bolchevique como objeto de análise teórico-crítica. Daí a sua riqueza temática: desconstrói-se a satanização que a historiografia oficial promoveu sobre ela, desvela-se a sua efetiva contextualidade, enfrentam-se questões candentes (da consciência de classe, da economia política, do direito, da cultura) e não se elude o problema da sua degeneração.

Neste livro, vê-se no Outubro de 1917 o laboratório emancipador que deve ser explorado crítica e prospectivamente – o rigor dos autores procura a verdade do passado para esclarecer e transformar o presente, com vistas ao futuro”. (José Paulo Netto, quarta capa).

100 Anos Depois: A Revolução Russa de 1917

Ficha técnica
Título: 100 anos depos: a Revolução Russa de 1917
Organizadores: Felipe Demier e Marcio Lauria Monteiro
Autores/as: Demian Bezerra de Melo, Guilherme Leite Gonçalves, Henrique Canary, Kevin Murphy, Marcelo Badaró Mattos, Marcelo Carcaholo, Raquel Varela, Valério Arcary
Editora: Mauad
Ano da publicação: 2017
Páginas: 224
Preço: R$ 59,90

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s