Política, Estado e ideologia

“O novo livro de Mauro Iasi, [intitulado Política, Estado e ideologia na trama conjuntural], avança na reflexão marxista sobre o uso da arma da teoria como instrumento nuclear para entendermos o fogo na pradaria da conjuntura que se avoluma nos desenlaces e nas contradições da cena política brasileira, em sua conexão com o mundo.

Trata-se de um conjunto de ensaios que examina (…) a política, o Estado e a ideologia. O trabalho que o público leitor tem em mãos apresenta algumas chaves heurísticas e conforma uma interpretação hodierna para pensar o mundo em que vivemos: Marx e o entendimento sobre a crise sistêmica em curso, aspectos particulares da crise e o cinismo das hordas burguesas, alienação e ideologia como instrumento concreto, as experiências da Revolução bolchevique e da Comuna de Paris e a questão do Estado, a disjuntiva entre socialismo e barbárie, a construção do Estado de exceção nos marcos da crise, a violência e o ódio à democracia como instrumento normativo para orientar um espírito de época.

O autor, com estes ensaios, coloca-se de frente para a história. Procura, como analista e militante político, uma aproximação da verdade histórica a partir do ponto de vista da classe trabalhadora. É nessa perspectiva que o segundo bloco de ensaios traz uma vigorosa interpretação que consegue, com seu exame e discernimento teórico, desvelar a cena política e apresentar uma rica interpretação da conjuntura para que possamos, no movimento da história, enriquecer o debate das ideias.

Mauro Iasi desenvolve, com os recursos do enorme arcabouço marxista, dos primórdios genéticos às reflexões teóricas mais atuais, os dilemas e impasses da conjuntura brasileira. A ação burgo-petista, a Revolução burguesa no Brasil, a espetacularização das contradições intraburguesas e o papel dos seus aparelhos ideológicos, as manifestações e a bizarria que infecta os salões, a crise do operador político da ordem nos últimos 13 anos, a recente montagem do poder político com a presença de um ‘novo’ governo articulado pela lógica da usurpação, o esgotamento de um projeto estratégico que se perdeu na ditadura da tática e na tentativa de lograr um acúmulo de forças que tinha como elemento político o apassivamento das forças sociais do campo do trabalho, os meandros da imposição paulatina do Estado de exceção como regra para afirmação de uma ‘nova’ ordem”. (Milton Pinheiro, texto da orelha do livro)

Politica Estado e ideologia

Ficha técnica
Título: Política, Estado e ideologia na trama conjuntural
Autor: Mauro Iasi
Editora: Instituto Caio Prado Jr.
Ano da publicação: 2017
Páginas: 440
Preço: R$ 40,00

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s