O avesso do trabalho IV

“A corrosão e mesmo destruição do trabalho é a máxima de nosso tempo. Tempo de contrarrevolução global, sob o comando do mais destrutivo dos capitais, o financeiro. Nele, as grandes corporações, apesar de propugnarem pela “responsabilidade social e ambiental”, exercem uma pragmática que é a da devastação completa das condições de trabalho em escala planetária. Para além do culto apologético do “empreendedorismo”, da “economia digital”, do “trabalho online”, o que de fato temos presenciado é a explosão da informalidade exacerbada, da flexibilização degradada, da precarização ilimitada, com suas nefastas consequências humano-sociais: desemprego estrutural, subemprego, desemprego por “desalento”, acidentes, adoecimentos, assédios, mortes e suicídios.

O avesso do trabalho IV, que trata centralmente da terceirização (organizado por Vera Navarro e Edvânia Lourenço), é mais um importante obstáculo a este vilipêndio: ou impedimos esse movimento sem limites dos capitais ou teremos uma “maravilhosa” sociedade com novos escravos que sofrem cada vez mais uma exploração compulsiva do trabalho, único resultado possível na sociedade da terceirização total. Urge obstar, de todas as formas e lutas, esse flagelo. E a crítica é também uma das formas desse combate.” (Ricardo Antunes)

O avesso do trabalho IV

Ficha técnica
Título: O avesso do trabalho IV: terceirização, precarização e adoecimento no mundo do trabalho
Organizadoras: Vera Lucia Navarro e Edvânia Lourenço
Autores(as): Claudia Mazzei Nogueira, Giovanni Alves, Graça Druck, Ivanete Boschetti, Jorge Sotto Maior, Maria Beatriz Costa Abramides, Mauro Iasi, Raquel Varela e outros.
Editora: Outras Expressões
Ano da publicação: 2017
Páginas: 475
Preço: R$ 40,00

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s