Revista Outubro n.24

A edição n.24 da revista Outubro combina pesquisas históricas e teóricas, nacionais e internacionais. Em todas elas aparece em alguma medida a reflexão sobre os limites da sociedade capitalista e as dificuldades da elaboração de uma alternativa radicalmente popular sólida e de longo prazo.

Peter Thomas e Sabrina Areco discutem as marxistas no contexto da Primeira Guerra Mundial. Thomas discute as teorias da revolução e Gramsci e Trotsky neste período, propondo uma comparação entre revolução passiva e revolução permanente. Areco discute as interpretações de Gramsci sobre o jacobinismo francês, retomadas no contexto da nova revolução que se desdobra na Rússia. Em seguida, Andrew Kliman discute a recessão econômica promovida pela crise internacional de 2008 e sua interpretação a partir da teoria da crise de Marx.

Massimo Modonesi e Fabio Santos apresentam dois artigos importantes para contextualizar os conflitos sociais vividos em outros países da América Latina. Modonesi apresenta os desdobramento da pesquisa que tem levado a cabo no México sobre a crise da esquerda no país e seus dilemas no contexto do sequestro e assassinato de 43 jovens estudantes secundaristas. Fabio Santos discute os conflitos sociais da Colômbia atual, resgatando o caráter reacionário dos governos neoliberais, bem como a perseguição aos ativistas e militarização do país em nome do “combate ao narcotráfico”.

Frederico Firmiano e Gustavo Mello compõem o bloco de artigos sobre a realidade brasileira. Firmiano discute o neoliberalismo e neodesenvolvimento brasileiro em uma leitura crítica das posições de Emir Sader. Mello propõe um balanço da atuação dos movimentos sociais de trabalhadores do campo nos últimos anos, discutindo os problemas políticos da “questão agrária” brasileira.

Não deixe de conferir, ao final, as resenhas publicadas nesta edição.

Fonte: site da revista Outubro

Esse post foi publicado em Livros, Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s