Para onde foi a CUT?

Do classismo ao sindicalismo social-liberal é o subtítulo de Para onde foi a CUT?, livro de autoria de Rodrigo Teixeira, que tem como objetivo delinear a trajetória da Central Sindical desde sua fundação, até às vésperas da eleição de um de seus principais articuladores, Lula da Silva, para Presidência da República. Através da pesquisa empírica, o autor busca compreender as lutas internas e divergências que existiram na Central sobre diversos temas, relacionando-as com a conjuntura do período.

O autor desbrava os Congressos Nacionais da CUT, desde sua fundação, analisando as diversas correntes em seu interior, e o papel de importantes dirigentes, que vieram posteriormente a exercer inclusive papéis na sociedade política, seja no âmbito parlamentar, ou mesmo em cargos de direção do Executivo. Outra grande transformação que ocorreu na Central diz respeito a mudança de sua estratégia de formação, antes de cunho político, para posteriormente tornar-se um dos carros chefes de seu financiamento, via recursos do FAT, realizando cursos na área de formação profissional e cooperativismo. O livro busca analisar a burocracia sindical tanto no seu espectro material, quanto ideológico.

Conforme declara Virgínia Fontes na orelha do livro, “é essencial, em especial para os trabalhadores, compreender o processo de transformação do sindicalismo brasileiro contemporâneo. Este livro se insere numa tradição de estudos rigorosamente documentados, lastreados em análise crítica e com base teórica séria, e se dedica a compreender os meandros da luta sindical no Brasil contemporâneo. Rodrigo Dias Teixeira vasculha em sua pesquisa o processo intestino de involução experimentado pela CUT, que a conduziu de uma central sindical socialista e altiva, reduzindo-se a um perfil limitado e social-liberal”.

O livro completo está disponível para donwload – (Rodrigo Teixeira) Para onde foi a CUT.

Para onde foi a CUT

Ficha técnica
Título: Para onde foi a CUT? do classismo ao sindicalismo social-liberal
Autor: Rodrigo Teixeira
Editora: Malungo
Ano da publicação: 2013
Páginas: 240
Preço: n/d

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s