História do pensamento econômico

História do pensamento econômico, de Isaac Rubin, é o mais novo lançamento da Editora UFRJ. Publicado originalmente em 1926, foi traduzido para o inglês no final dos anos 1970 por Donald Filtzer, que fez um rico trabalho de edição do texto de Rubin, acrescentando notas e referências bibliográficas, ausentes na edição russa. Traduzido do inglês por Rubens Enderle, o livro era inédito em língua portuguesa até agora.

Ao longo da obra, Rubin buscou mostrar a forte interação entre a evolução das ideias econômicas e a história econômica e das lutas de classe. Cada uma das cinco partes principais que compõem o livro é aberta com uma contextualização histórica, que reitera a lição de Marx quanto às determinações materiais da existência, dos símbolos e
das formas de consciência, que rejeitam o reducionismo e o unilateralismo.

Rubin faz parte de uma geração de marxistas russos que viveu a experiência da Revolução de 1917 e morreu em meio aos grandes debates e confrontos — políticos, ideológicos, teóricos e essencialmente intrapartidários — que a marcaram. Sua relação com a obra de Marx não é de simples adesão, nem dela se tornou mero divulgador. Ele é um teórico na acepção rigorosa da palavra e utiliza o método, as investigações e as conclusões do grande autor alemão como ponto de partida para a elaboração de sua própria interpretação e de sua própria visão dos problemas teóricos do marxismo.

Ficha técnica
Título: História do pensamento econômico
Autor: Isaac Rubin
Tradução: Rubens Enderle
Editora: UFRJ
Ano da publicação: 2014
Páginas: 524
Preço: R$ 70,00

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s