Marini rubro-negro

(Por Vitor Hugo Tonin) O livro El maestro en rojo y negro é uma compilação de textos originais produzidos por Ruy Mauro Marini. El maestro era o apelido carinhoso que Ruy ganhou dos militantes do Movimento Izquierda Revolucionaria chileno (MIR-Chile). A obra é organizada pelo Instituto de Altos Estudios Nacionales de La Universidad de postgrado del Estado do Equador, com forte apoio de Patrício Rivas, militante do MIR chileno e amigo pessoal de Ruy. É de Patrício Rivas o cuidadoso prólogo-homenagem do livro: El saber revolucionário y los términos de la dominación mundial, onde situa o surgimento da Teoría Marxista da Dependência ao problematizar as condições históricas da construção do conhecimento e que a grandeza desta geração não provem de um saber “autocentrado”, mas da “aceleração histórica dos tempos políticos”, que se expressa através de intelectuais dispostos a se vincular organicamente a classe trabalhadora e à práxis revolucionária.

Além do prólogo, El maestro en rojo y negro traz 5 textos, dois já disponíveis ao público e três inéditos. Memória está publicado na coletânea da Expressão popular organizada por Roberta Traspadini e João Pedro Stédile e As raízes do pensamento latino-americano já foi publicado na página eletrônica Escritos de Ruy Mauro Marini.

Os últimos 3 textos foram tomados do acervo pessoal de Patrício Rivas que compunha a oficina de “análise política da rua Dulce Oliva”, demonstrando outro importante traço do maestro: a submissão coletiva de seus trabalhos antes de publicizá-los. Mais preocupado estava em escrever algo que fosse útil à esquerda e à militância revolucionária do que aparecer em publicações com a última moda. Após submetê-los a discussão coletiva e revisá-los, os textos América Latina na encruzilhada e A ideia da integração da América Latina compuseram o livro América Latina: dependência e integração publicado pela Editora Brasil Urgente em 1992. Por último, a obra traz um texto completamente inédito: Elementos para um balanço histórico de trinta anos da esquerda revolucionária na América Latina é uma tentativa rica de revisar os fundamentos e a trajetória da esquerda revolucionária latino-americana.

O editorial do IAEN disponibilizou gratuitamente o livro na grande rede na sua página eletrônica. Clique aqui para baixá-lo.

Ficha técnica

Título: El maestro en rojo y negro
Autor: Ruy Mauro Marini
Editora: Editorial do Instituto de Altos Estudios Nacionales (Equador)
Ano da publicação: 2012
Páginas: 222
Preço: gratuito e disponível na internet

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s