Lutas de classes na Rússia

Com Lutas de classes na Rússia, volume inédito de escritos de Marx e Engels sobre a Rússia, o leitor tem acesso a aspectos da obra de Marx e de Engels pouco conhecidos e estudados. Para o sociólogo Michael Löwy, organizador da seleção de textos escritos entre 1875 e 1894, o livro evidencia “uma verdadeira ‘virada’ metodológica, política e estratégica, que antecipa, de forma surpreendente, os movimentos revolucionários do século XX”. Para ajudar na leitura, a obra traz notas e explicações extraídas do programa alemão de recuperação dos manuscritos de Marx e Engels, a MEGA-2.”

Ao discutir as comunas rurais e as características específicas da Rússia no século XIX, Marx e Engels desenvolvem um arcabouço interpretativo avesso à tendência economicista e eurocêntrica que estigmatizou o dito “marxismo vulgar”. Nas palavras de Milton Pinheiro, que assina a orelha do livro, Lutas de classes na Rússia “abre uma nova perspectiva de pesquisa para a reflexão marxista”. Para Löwy, os escritos que compõem este volume apresentam além da coerência temática – quase um prenúncio às bases sociais da futura Revolução Russa –, uma singular unidade “filosófica”: salientam uma dialética revolucionária essencialmente em ruptura com a ideologia burguesa do progresso, sugerindo uma concepção da história “perfeitamente herética” em relação à Segunda Internacional.

Lutas de classes na Rússia é ainda de especial interesse para o público leitor brasileiro na medida em que inova na compreensão da condição periférica. A partir de sua “Carta à redação da Otechestvenye Zapiski”, de 1877, Marx esboça uma perspectiva dialética e policêntrica, que admite uma multiplicidade de formas de transformação histórica, e, sobretudo, a possibilidade de que as revoluções sociais modernas comecem à margem do sistema capitalista e não, como afirmavam alguns de seus escritos anteriores, no centro.

Fonte: site da editora Boitempo

Lutas de classes na Russia

Ficha técnica
Título: Lutas de classes na Rússia
Autor: Karl Marx e Friedrich Engels
Tradutor: Nélio Schneider
Editora: Boitempo
Ano da edição: 2013
Páginas: 168
Preço: R$ 34,00

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s