O partido com paredes de vidro

A primeira edição de O partido com paredes de vidro foi publicada em 1985. Era inimaginável então a tragédia que destruiu a URSS e transformou a Rússia num país capitalista. No horizonte próximo o que se esboçava era a vitória do socialismo sobre o capitalismo. Mas a História tomou outro rumo.

No prefácio a esta 6ªedição, Álvaro Cunhal apresenta por isso com espirito autocritico a perspetiva histórica da lª, mas reafirma que o capitalismo está condenado a desaparecer porque não pode superar “insanáveis contradições internas e continua a mostrar-se incapaz de responder às legítimas aspirações económicas, sociais, políticas e culturais da humanidade.”

Este livro traz respostas a questões relativas aos comunistas. Ajuda a compreender porque resistiu o PCP ao desaparecimento da União Soviética e é um dos poucos partidos comunistas que na Europa sobreviveu intacto ao vendaval que desnaturou ou destruiu a maioria deles. Enquanto outros, como o italiano, o francês e o espanhol, aderiram ao anti sovietismo, e adotaram linhas reformistas que os tornaram cúmplices do neoliberalismo, o PCP manteve-se fiel aos princípios e valores do marxismo-leninismo.

O partido com paredes de vidro não é apenas como ensaio uma demonstração brilhante do domínio pelo autor do materialismo dialectico. O livro não seria o que é sem o talento e a imaginação que fazem dele uma obra marcada por poderosa criatividade.

(Miguel Urbano Rodrigues)

Fonte: site da editora Expressão Popular

O partido com paredes de vidro

Ficha técnica
Título: O partido com paredes de vidro
Autor: Álvaro Cunhal
Editora: Expressão Popular
Ano da pulicação: 2013
Páginas: 234
Preço: R$ 20,00

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s