Correspondência Benjamin-Adorno

A correspondência entre Walter Benjamin e Theodor Adorno, que a Editora Unesp publica, em sua totalidade, pela primeira vez em português, insere-se entre os textos mais importantes produzidos durante o período de maior barbárie do século 20 – os anos de ascensão do nazismo. Fundamental para a compreensão do trabalho desses dois pensadores seminais, as cartas revelam a amizade, a parceria e a afinidade intelectual ímpar que eles cultivaram por quase 20 anos.

Único acadêmico que logrou manter um relacionamento verdadeiramente próximo e prolongado com Benjamin, Adorno, que era 11 anos mais jovem, chegou a exercer certa influência sobre sua obra. E foi fortemente influenciado por suas ideias. A maior parte destas 121 cartas – e também as mais longas – foram escritas por Adorno. São comentários e críticas aos ensaios de Benjamin, dos quais ele foi, provavelmente, o leitor mais arguto. Assim, esta correspondência é de grande importância para a compreensão, em especial, do pensamento benjaminiano.

Além dos episódios em que um apoiava claramente as ideias do outro, estas cartas retratam os momentos de tensão entre os dois pensadores. Tais momentos tornaram-se mais frequentes e agudos em especial a partir 1937-1938, quando Benjamin escreve o ensaio “A Paris do Segundo Império em Baudelaire”, que Adorno crítica de forma severa, cobrando conceitos mais bem formulados acerca de “modernidade”. Sob pressão de Adorno, Benjamin reformula duas vezes o ensaio para tê-lo aceito pela Revista de Pesquisa Social, do Instituto de Pesquisa Social (que ficou conhecido como Escola de Frankfurt). A publicação do texto era decisiva para Benjamin. Se fosse recusado, o financiamento de suas pesquisas pelo Instituto, sua única fonte de renda a partir do exílio, em Paris, em 1933, seria suspenso.

Correspondencia Adorno Benjamin

Ficha técnica
Título: Correspondência 1928-1940
Autor: Walter Benjamin e Theodor Adorno
Editora: Unesp
Ano da publicação: 2012
Páginas: 487
Preço: R$ 62,00

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s