Nove lições de José Aricó sobre marxismo

No curso ditado em El Colegio de México em 1977, “Economia e política na análise das formações sociais”, José M. Aricó se propôs revisitar as diferentes posições que dentro do campo teórico do marxismo se colocaram o problema da relação entre a análise econômica das formações sociais e a ação política tendente à transformá-las. Em outras palavras, buscou analisar, a partir da perspectiva marxista, o problema de até que ponto o conhecimento teórico determina ou condiciona a ação política.

Nueve lecciones sobre economía y política en el marxismo resgata esse curso, no qual o autor trabalhou sistematicamente o tema das elaborações de Marx, Engels, e das diversas linhas do pensamento marxista, desde Bernstein e Kautsky, até o austro-marxismo, a socialdemocracia e os radicais do entre-guerras, passando por Lenin, Rosa Luxemburgo e Gramsci.  A publicação desse volume – prologado, editado e anotado por Horacio Crespo – permite ingressar de forma substantiva na visão geral sobre o marxismo elaborada por Aricó, visão esta plasmada também em seus livros e escritos dedicados a José Carlos Mariátegui, Juan B. Justo, a recepção de Gramsci na América Latina, a história do marxismo e do socialismo na América Latina, e seu trabalho como editor das coleções “Cuadernos de Pasado y Presente” e “Biblioteca del Pensamiento Socialista”.

Como afirma Horacio Crespo em seu prólogo, Nueve lecciones sobre economía y política en el marxismo representa “um alerta de criatividade, de movimento teórico e político inovador, sobre as bases profundas, com uma herança e uma tradição”.

A editora disponibiliza na sua página virtual o prólogo escrito por Horácio Crespo. Clique aqui para fazer o download do texto.

Fonte: site da editora Fondo de Cultura Económica


Ficha técnica
Título: Nueve lecciones sobre economía y política en el marxismo
Autor: José M. Aricó
Editora: Fondo de Cultura Económica e El Colegio de México
Ano da publicação: 2012
Páginas: 410
Preço: $ 104 pesos argentinos

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s