Benjamin e o anjo da história

Walter Benjamin (1892-1940), um dos mais importantes pensadores do século XX, viveu durante a expansão industrial europeia e sofreu com o terror da guerra nazista, que o perseguia por ser comunista e filho de judeus. Nesse contexto um tanto caótico, o filósofo captou a essência de sua época para refletir, ao longo de duas décadas, sobre o progresso e sobre a história. Suas ideias e teses sobre estes e outros assuntos estão reunidas nesta obra, com esmeradas tradução e edição de João Barrento.

Este compilado de dez ensaios traz ao leitor reflexões de Benjamin referentes a diversos temas, como sociedade, política, o conceito de história e sua filosofia, o vigor do materialismo histórico, uma necessária revisão da tradição, o uso do poder como forma de violência, a luta de classes, o fascismo alemão, o chamado progresso, iniciado a partir do industrialismo europeu, entre outros. Alguns de seus ensaios mais influentes estão reunidos neste volume: “Sobre o conceito de história”; “Fragmento teológico-político”; “Experiência e pobreza”; “Sobre a crítica do poder como violência” e “Destino e caráter”, o que o torna uma obra de referência para historiadores, filósofos, cientistas políticos, entre outros.

O leitor interessado encontrará gratuitamente o texto de “Sobre o conceito da história” no site da editora. Clique aqui para acessá-lo.

Fonte: site da editora Autêntica


Ficha técnica
Título: O anjo da história
Autor: Walter Benjamin
Tradutor: João Barreto
Editora: Autêntica
Ano da publicação: 2012
Páginas: 264
Preço: R$ 47,00

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s