Margem Esquerda 17

O capitalismo atingiu um beco sem saída? A perspectiva de uma crise econômica crônica, o colapso do Estado de bem-estar social nas economias avançadas e a catástrofe ecológica abalaram as bases dos argumentos em favor do capitalismo. Nesse contexto e tendo em vista os desafios do século 21, repensar o socialismo é um projeto viável?

João Alexandre Peschanski, integrante do comitê de redação da Revista Margem Esquerda, organiza neste número 17 um dossiê especial sobre a viabilidade de alternativas ao capitalismo e como alcançá-las. O economista canadense Michael Lebowitz recupera elementos-chave do pensamento de Marx sobre o socialismo e, com base neles, avalia a experiência bolivariana da Venezuela. Vivek Chibber, professor de Sociologia da Universidade de Nova York, discute a tensão entre socialismo e desenvolvimento, criticando os modelos centralizados produtivistas dos regimes “socialistas realmente existentes” na União Soviética e China.

Além do dossiê, a revista traz artigos e resenhas escritos por David Calnitsky, Fredric Jameson, Gilberto Maringoni, István Mészáros, João Alexandre Peschanski, John Bellamy Foster,  Mario Duayer e Roberto Follari. As entrevistas deste número são com Vania Bambirra, uma das formuladoras da Teoria da Dependência, e Adolfo Sanchéz Vásquez, um dos mais destacados filósofos mexicanos do século XX que faleceu recentemente.

Ficha técnica

Título: Margem Esquerda 17
Autores: Vários
Editora: Boitempo
Ano a publicação: 2011
Páginas: 160
Preço: R$ 28,00

Esse post foi publicado em Revistas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s