Gramsci e os movimentos populares

Entre os dias 13 e 16 de setembro de 2010, na cidade de Niterói/RJ, cerca de 2 mil pessoas participaram do I Seminário Internacional Gramsci e os movimentos populares, reunidas no Campus do Gragoatá, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Deste evento, acaba de ser lançado o livro Gramsci e os movimentos populares, organizado por Giovanni Semeraro, Marcos Marques de Oliveira, Percival Tavares da Silva e Sônia Nogueira Leitão. Publicado pela Editora da UFF (Eduff), o livro reúne 19 artigos de professores e militantes de movimentos populares que participaram, como palestrantes, do seminário. O encontro foi organizado, sob a coordenação do professor Semeraro, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (Nufipe), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

“O livro condensa as análises, experiências, idéias e propostas que ampliam diversas perspectivas abertas por Gramsci, aponta para novas pesquisas, abre o debate sobre as contradições do nosso tempo, aponta debilidades a serem superadas nos movimentos populares e oferece inspirações para trilhar caminhos de inovadoras práticas político-pedagógicas”, diz Semeraro.

Na página do Nufipe na internet, é possível também encontrar os Anais do Seminário, publicação eletrônica dos mais de 100 trabalhos apresentados em painéis ao longo dos três dias do evento.

Ficha técnica

Título: Gramsci e os movimentos populares
Organizadores: Giovanni Semeraro, Marcos Marques de Oliveira, Percival Tavares da Silva e Sônia Nogueira Leitão
Autores: Atilio Boron, Carlos Nelson Coutinho, Neuri Rosseto, Marcos Del Roio, Rosemary Dore, Luiz Augusto Passos, Fabio Frosini, Luis Tapia, Carlos Walter Porto-Gonçalves, Marcos Marques de Oliveira, Joseph Buttigieg, Álvaro Bianchi, Antonio Brand, Fraga Júnior, Percival Tavares, Lia Tiriba, Guido Liguori, Álvaro Oviedo e Giovanni Semeraro
Editora: Editora da UFF
Ano de publicação: 2011
Páginas: 324
Preço: R$ 40,00

Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s