Encruzilhadas da América Latina

“Diante da complexa e indefinida conjuntura latino-americana no início do século XXI, marcada pela encruzilhada entre diferentes projetos políticos – social-liberalismo, novo-desenvolvimentismo, socialismo do século XXI e contrarrevolucão, o Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA), do Instituto de Economia da UFRJ, decidiu colocar em debate os rumos da região. Para isso, congregamos, em torno do livro Encruzilhadas da América Latina no século XXI, um conjunto de pesquisadores sul-americanos que vem refletindo e atuando no debate por meio da combinação entre a batalha das ideias e a militância política.

O livro está estruturado em duas partes: a primeira – Reforma, Revolução e Contrarrevolução na América Latina – agrupa artigos que tratam das estruturas econômicas e políticas e de movimentos sociais que emergiram na região após o neoliberalismo. Nela o leitor terá um painel dos principais acontecimentos históricos dos últimos 30 anos na América Latina, bem como uma análise profunda e bem-fundamentada desses fatos. A segunda parte – Contribuições à Crítica do Novo-Desenvolvimentismo – está assentada na reunião de textos que apontam para uma revisão crítica da ideologia desenvolvimentista latino-americana, tanto na sua versão clássica quanto na contemporânea. Tal crítica, no nosso entender, se faz mais necessária do que nunca, tendo em vista tanto os limites políticos contidos nas ideias desenvolvimentistas quanto sua recente aceitação de certas teses do neoliberalismo.”

Caso o leitor tenha interesse, a editora Pão e Rosas disponibiliza gratuitamente as 30 primeiras páginas do livro, com ficha dos autores, sumário completo, prefácio de Virgínia Fontes e apresentação do organizador. Para acessar o documento, clique aqui e boa leitura!

Ficha técnica

Título: Encruzilhadas da América Latina no século XXI
Organizador: Rodrigo Castelo
Autores: Plínio de Arruda Sampaio Júnior, Claudio Katz, Atilio Boron, Ruy Mauro Marini, Marcelo Carcanholo, Alexis Saludjian, Fernando Prado, Monika Meireles e Rodrigo Castelo
Editora: Pão e Rosas
Ano da publicação: 2010
Páginas: 212
Preço: R$ 35,90

Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s